FAQ

 

FAQ

Perguntas Frequentes

É fácil fazer cerveja em casa?

Sim, com um kit da Maltessencia, nós enviamos tudo o que você precisa de insumos para fazer a sua cerveja em casa. Junto vai um modo de preparo passo a passo, para você acertar já na primeira receita.

O que é um kit da Maltessencia?

O Kit da Maltessencia, é composto de: Extrato de Malte, Lúpulo, Levedura (Fermento), tampas e o modo de preparo passo a passo. Ou seja, tudo que você precisa para fazer sua cerveja em casa, de maneira muito fácil.

Que equipamentos preciso para fazer um Kit Maltessencia?

Com o Kit de cerveja artesanal da Maltessencia, você vai precisar de poucos equipamentos, pois o Kit já vem pré-pronto:

  1. Uma panela para fazer fervura (pode ser uma panela sem torneira, para 8 ou 10 litros, pois poderá fazer a solução concentrada, e quando colocar no balde fermentador, vai corrigir com água até chegar ao volume correto).
  2. Um balde para fermentação (se tiver 2 baldes é melhor).
  3. Um fechador de garrafas (arrolhador).

Quais os tipos de cerveja que posso fazer em casa?

A Maltessencia disponibiliza Kits de vários tipos de receitas, e todas elas você pode fazer em casa. Mas precisa levar em conta, que os Kits de cerveja “LAGER” (Baixa Fermentação), deverá ter uma geladeira disponível para controlar a temperatura. Mas os Kits de cerveja “ALE”, podem ser feitos sem uma geladeira para controlar temperatura, ou seja em temperatura ambiente, sendo mais fácil o processo. Além disso no link “APRENDA A FAZER CERVEJA”, você encontra informações em PDF para fazer sua cerveja e também melhorar os seus processo em casa.

O que é extrato de malte?

O Extrato de Malte, é o substrato que tiramos quando cozinhamos o malte de cevada ou outros tipos de maltes, num processo chamado brassagem. No cozimento o amido é hidrolisado e se torna liquido, além disso é convertido em açúcares, sendo o principal a “MALTOSE”. Este extrato liquido é concentrado e enlatado pela Maltessencia, e chamamos de “Essência da sua cerveja”.

Disponibilizamos o Extrato de Malte em forma de Kit ou em forma Base, somente o extrato, para você montar a sua própria receita.

Preciso de controle de temperatura para fazer a cerveja em casa?

No geral, temos dois tipos de cervejas, ou duas famílias de cerveja, que chamamos de LAGER e ALE.

As LAGER são cervejas de baixa fermentação, onde a fermentação da cerveja precisa ser feita gelada, em temperatura média de 12° a 14° graus. Este tipo de cerveja precisa ter um controle rígido de temperatura. Normalmente conseguimos isto adaptando uma geladeira especialmente para isto.

As ALE são cerveja de alta fermentação, onde a fermentação da cerveja é normalmente em torno de 18° a 22°, mas podendo sofrer efeito de temperaturas mais altas. Este tipo de cerveja pode ser feito em temperatura ambiente, sem perder qualidade. Porém, se você tiver um controle de temperatura, poderá padronizar mais a sua cerveja.

A Maltessencia disponibiliza Kits LAGER e Kits ALE, e também Base Extrato LAGER e Base Extrato ALE.

No link “APRENDA A FAZER CERVEJA”, você encontra informações em PDF para fazer sua cerveja e também melhorar os seus processo em casa.

Posso fazer cerveja sem glúten?

Sim, para as pessoas que tem intolerância ao glúten ou sofrem da doença celíaca, a Maltessencia disponibiliza a enzima Brewers Clarex, para fazer cerveja sem glúten. Esta enzima quebra a proteína do glúten, e garante uma cerveja 100% glúten free.

A enzima Brewers Clarex é disponibilizada nos Kits em dose única, basta você escolher um kit e selecionar a opção “SEM GLÚTEN”. Você receberá um flaconete em dose única, junto do Kit para fazer sua cerveja sem glúten, este conteúdo será adicionado no mosto ao adicionar a levedura e colocar para fermentar. A proteína do glúten será quebrada durante a fermentação.

Também disponibilizamos a enzima Brewers Clarex em flaconetes de 1ml ou frascos conta gotas de 10ml, 20ml e 40ml.